Unhas: saiba como conservar o esmalte no vidrinho por mais tempo

 Limpar sempre a bordinha do vidro de esmalte ajuda a conservá-lo por muito mais tempo

Limpar sempre a bordinha do vidro de esmalte ajuda a conservá-lo por muito mais tempo

Com tantas opções de esmaltes com cores e texturas diferentes expostas nas prateleiras das farmácias, fica difícil resistir às tentações e as esmaltemaníacas acabam acumulando vidrinhos e mais vidrinhos no armário. A enorme gama de esmaltes no acervo das mais antenadas faz com que muitos produtos fiquem esquecidos por um bom tempo. Resultado: esmaltes endurecidos, secos e até mesmo desbotados. Para não perder nenhuma cor e garantir que possa usá-la por muito mais tempo, fique atenta à algumas dicas para conservar os vidrinhos de esmalte:

Atenção redobrada na hora de guardar os esmaltes

O primeiro passo para preservar por muito mais tempo toda a sua gama de esmaltes é observar o armazenamento dos vidrinhos. "O esmalte deve ser guardado na vertical e com a tampa bem fechada. Prefira sempre guardar seus vidros em locais frescos e arejados. E lembre-se de, quando terminar de usar, fechar bem a tampa", alertou a nail designer Delva Pereira, do Eduarda Rodrigues Studio Hair & SPA. Essas medidas vão evitar que o calor e a umidade prejudiquem a consistência do produto.

É importante ficar de olho também na validade do esmalte, que assim como os demais itens de beleza, eles têm um tempo de vida útil e após esse período perdem sua qualidade inicial e devem ser descartados.

Limpe a bordinha dos vidrinhos

A qualidade do esmalte também vai depender da forma com que ele foi fechado, já que se não estiver devidamente vedado pode aumentar a entrada de ar e calor no produto. "Quando o vidro não está bem fechado, o produto entra em contato com o ar, deixando os solventes evaporarem e o conteúdo mais grosso e com a cor alterada", explicou a nail designer Delva Pereira.

É normal limpar o excesso do produto na bordinha do vidro durante a esmaltação, juntando uma pequena crosta que pode atrapalhar na hora de fechar o esmalte. Para evitar que o produto endureça ou resseque, vale limpar a bordinha do vidro com a ajuda de algodão embebido no removedor de esmaltes, mantendo o produto bem vedado e conservado por muito mais tempo. Para manter as bordinhas sempre limpas, é importante que a higienização seja feita constantemente. "A limpeza dos vidrinhos de esmaltes precisa ser feita pelo menos uma vez por semana", explicou a manicure Rita Camargo, do Espaço Be.