Vai se maquiar no salão? Saiba como se preparar e o que fazer antes de visitar um maquiador profissional

Não confiar no profissional é um dos erros mais comuns na hora de fazer a maquiagem no salão
Não confiar no profissional é um dos erros mais comuns na hora de fazer a maquiagem no salão

Quando aquela festa super aguardada está marcada para o final de semana, como uma formatura ou confraternização de final de ano, nada melhor do que contar com a ajudinha de um especialista para preparar a maquiagem. Mas engana-se quem pensa que basta apenas chegar e sentar na cadeira da maquiadora e esperar a produção ficar pronta. Alguns cuidados antes de decidir o look são indispensáveis e podem fazer toda a diferença para o sucesso do visual. Para evitar os problemas mais comuns, o Tudo Sobre Make conversou com experts em beleza e listou os maiores erros das mulheres na hora de serem maquiadas por profissionais.

Alguns procedimentos estéticos podem prejudicar a make

O processo da maquiagem deve ser iniciado com pelo menos um dia de antecedência, mas engana-se quem pensa que o momento é perfeito para fazer todas as interferências de beleza desejadas. Os especialistas garantem que os procedimentos estéticos mais agressivos devem ser evitados, pois podem prejudicar o resultado final da maquiagem. "No dia da maquiagem deve-se evitar fazer procedimentos estéticos agressivos, como peelings, esfoliações profundas, usar ácidos, depilação facial, exposição prolongada ao sol, pois, podem causar vermelhidão, sensibilidade, além de uma possível descamação da pele", explicou o maquiador Pablo Joseph.

Fazer a sobrancelha no mesmo dia da maquiagem não é recomendado

As sobrancelhas, responsáveis por emoldurar os olhos, também precisam de um cuidado extra antes da make. Apesar de precisarem estar impecáveis para a produção perfeita, o ideal é remover o excesso de pelos com uma certa antecedência, já que a vermelhidão da área pode detonar a make. "Deve-se evitar fazer a sobrancelha com cera e a maquiagem no mesmo dia, pois com o atrito entre a cera e a pele pode causar vermelhidão, inchaço, sensibilidade ou até mesmo sangramentos. O ideal é fazê-la com 24 horas de antecedência", afirmou o especialista Pablo Joseph.

As reações alérgicas também precisam ser levadas em consideração, já que a depilação pode deixar a área mais sensível. "Os poros ficam abertos e a pele muito sensível após a depilação. Por isso, ao passar a base ou o corretivo para cobrir esses poros eles podem acabar entupindo, havendo o risco de inflamação", alertou a maquiadora Márcia Ozório, responsável pelo Studio Márcia Ozório.

Levar fotos de maquiagens como inspiração está liberado

Apesar de cada mulher ter os tons específicos de sombra, batom e blush ou estilos de maquiagem que mais valorizam sua beleza, os especialistas garantem que é uma boa ideia levar fotos como inspiração antes de criar a make para o evento em questão. "Às vezes fica difícil para o profissional compreender o que a cliente deseja no primeiro contato. Porém, é possível traçar um perfil do gosto da cliente através das fotos", explicou a especialista Márcia Ozório.

Confiar no profissional é o passo mais importante para o sucesso da make

Mesmo que a foto de inspiração já tenha sido selecionada, é de extrema importância confirar no make-up artist escolhido para criar a maquiagem, já que ele saberá dizer os tons e estilos que mais vão combinar com o rosto e gosto de cada mulher. "O profissional conhece o tipo e formato dos olhos, rosto e pele, assim ele vai indicar a melhor maquiagem para cada cliente e adaptá-la de acordo com essas características. É essencial que a cliente confie no trabalho do profissional que ela contratou", afirmou a maquiadora Ana Lima.

Ver a maquiagem sendo executada pode não ser uma boa ideia

Apesar da curiosidade que pode surgir no momento ou da vontade de aprender truques de profissional, ficar de olho durante todo o processo de maquiagem pode não ser uma boa ideia. Se puder ficar de costas para o espelho melhor ainda! A make-up artist Ana Lima explica o motivo: "a maquiagem é uma construção e até ficar pronta fazemos alguns processos que podem dar a impressão de que não vai dar certo, mas no final tudo fica bem bonito e harmonioso. Por isso é muito importante que a cliente confie no profissional e relaxe".