Vai viajar? Aprenda como organizar seus produtos de beleza e otimizar espaço na mala

Viajar é a melhor parte das férias ou de um feriado prolongado. Porém, arrumar as malas ainda é motivo de preocupação para muitas pessoas. Para estar preparada para ficar bonita durante os dias de passeio, mas sem carregar peso em excesso, o ideal é levar apenas o essencial. A nécessaire de beleza deve ser composta por produtos indispensáveis para o dia a dia, de cores básicas e que combinem entre si. Assim, será fácil se manter produzida e, ao mesmo tempo, organizada.

Produtos devem ser escolhidos conforme destino e organizados em nécessaires pequenas

A primeira coisa a ser considerada na hora de organizar a nécessaire é o destino e a duração da viagem, já que os produtos a serem levados mudam se o tempo estiver frio ou quente, e a quantidade varia dependendo da quantidade de dias passados fora. Por exemplo, em viagens para a praia, o protetor solar corporal é indispensável, enquanto em lugares de clima frio, o hidratante facial mais potente vai proteger a pele do ressecamento.

A melhor maneira de organizar os produtos de beleza é em pequenas nécessaires, separadas por função. "As nécessaires pequenas são melhor distribuídas e acomodadas dentro da mala, além de facilitar na hora de achar algum produto. Otimizam espaço e tempo", explica a personal organizer Luciana Pinto Oliveira. Dá preferência a malas de viagem que tenham diversos bolsos e tiras de elástico que impeçam que o conteúdo saia do lugar durante o transporte.

Itens de maquiagem e cuidados com o corpo devem ser essenciais

Para a maquiagem, leve base, pó, máscara para cílios, blush e batom, que são indispensáveis para o dia a dia. Quanto a outros produtos, escolha itens multifuncionais, como paletas de bronzer e iluminador e de sombras. "Os conjuntos são práticos e funcionais, e diminuem o volume em comparação com várias embalagens", comenta Luciana. Não esqueça do demaquilante e nem dos pincéis, que podem ser encontrados em kits em tamanho miniatura. A nécessaire de make deve ser levada na mala de mão, pois alguns produtos mais delicados podem quebrar durante transporte inadequado.

Atualmente, é muito fácil encontrar para comprar miniaturas de seus produtos favoritos, e eles facilitam muita na hora de economizar espaço na mala. Shampoo, condicionador, gel de banho, hidratante corporal e leave-in podem ser substituídos por tamanhos travel-size, já que suas embalagens costumam ser muito grandes. "Caso não encontre a versão miniatura de seu produto, compre em lojas de conveniência embalagens pequenas vazias e transfira o conteúdo", ensina a personal organizer. Mas não se esqueça de sinalizar cada um para não se confundir.

Líquidos precisam ser despachados e devem ser embalados cuidadosamente

Um pesadelo de viagem é, ao abrir a mala, encontrar suas roupas molhadas e sujas por alguma embalagem que abriu durante o transporte. Para evitar este transtorno, coloque todos os frascos que contenham líquidos em sacos com fecho ziplock. Os frascos de vidro, como o de base ou perfume, correm também o risco de quebrar, por isso, devem ser embalados com mais cuidado. "Uma dica é enrolar em papel filme, daqueles de cozinha, que protegerão os frascos de vidro do impacto", afirma a profissional da empresa Lu Personal Organizer.

Segundo regras internacionais de aviação, não é permitido embarcar em voos com embalagens com capacidade para mais de 100 ml de produtos líquidos, em gel ou sprays, mesmo que parcialmente cheios, sob risco de serem confiscados pela segurança do aeroporto. A quantidade total somada de embalagens não pode ultrapassar um litro. Então, nada de perfume, álcool gel ou sabonetes na bolsa.

Para não esquecer nada, faça listas do que precisa levar com antecedência. Observe sua rotina diária de beleza e anote tudo o que é fundamental para os cuidados com rosto, corpo e cabelos, além da maquiagem. Ao final, reveja e descarte o que n?o for essencial. Dessa forma, nada importante será deixado de fora da mala, e ela não ficará pesada demais.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.