Você sabia? As máscaras de cílios surgiram no século 19

As máscaras de cílios usadas hoje em dia foram criadas em 1917 pelo químico Thomas Williams, que descobriu a fórmula unindo vaselinha e pó de carvão
As máscaras de cílios usadas hoje em dia foram criadas em 1917 pelo químico Thomas Williams, que descobriu a fórmula unindo vaselinha e pó de carvão

A máscara de cílios, responsável por valorizar o olhar e deixar a mulher mais sensual, foi criada ainda no século 19 e, assim como vários outros itens essenciais para a maquiagem, são mais antigas do que se imagina e já eram usados antes mesmo da juventude de nossas avós.

Segundo os mais antigos indícios encontrados, a maquiagem surgiu no Egito Antigo, por volta de 3.000 anos antes de Cristo, quando homens e mulheres usavam o kohl (pigmento preto que hoje é usado para fazer sombras) para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas. A partir daí, os produtos não pararam de evoluir até lançarem os cosméticos como são conhecidos hoje.

Máscara de cílios surgiu no século 19

Eugene Rimmel, um perfumista francês, foi o criador da máscara de cílios no século 19, com uma fórmula feita à base de ceras e pigmentos de carvão. A máscara de cílios que conhecemos, porém, surgiu mais tarde, criada pelo químico Thomas Williams, em 1917, após um pedido de sua irmã, Maybel, que desejava produtos mais fáceis de usar. Thomas, então, criou uma fórmula feita com uma mistura de vaselina e pó de carvão e fundou sua marca de cosméticos, batizada de "Maybelline Company", junção de Maybel e vaselina. O produto, por sua vez, recebeu o nome "Maybelline Cake Mascara".

Inicialmente, T. Williams vendia seus cosméticos pelo correio, mas a popularidade foi tanta que o produto começou a ser comercializado também nas drogarias e mercearias. A máscara de cílios ainda não era elaborada na embalagem encontrada hoje em dia - em tubo com um aplicador - por isso, o produto era vendido em forma de kit, que continha a mistura cremosa da vaselina com o pó de carvão em um recipiente e uma escova para aplicação do cosmético.

Fórmulas inovadoras ganham o mercado

Em 1930, a marca Maybelline resolveu espandir sua gama de produtos, adicionando lápis de olho e sombra nos cosméticos comercializados. A primeira máscara aplicada diretamente na escova dentro do tubo surgiu em 1960, batizada de "Ultra Lash". O produto inovou, apresentando uma fórmula à prova d'água. A "Great Lash", primeira máscara à base d' água, foi criada pela marca em 1971 e até hoje é a mais vendida no mundo.