Você sabia? Descascar o esmalte é prejudicial às unhas: entenda

Retirar o esmalte descascando-o prejudica a camada protetora das unhas
Retirar o esmalte descascando-o prejudica a camada protetora das unhas

As mulheres já estão convencidas que mãos bonitas com unhas bem feitas fazem toda diferença no look. Em média, o esmalte dura uma semana nas unhas mas em alguns momentos começa a descascar pelas pontas, pelos lados; essa imperfeição desperta aflição e a primeira reação é começar a descascar toda a cor das pontinhas dos dedos. Mas saiba que esse hábido é algo super prejudicial à saúde e vitalidade das unhas.

A unha perde sua camada protetora se o esmalte for removido sem aplicação de um produto específico


As unhas são compostas por uma substância chamada queratina, que está presente na formação de diversas estruturas do corpo, inclusive no cabelo. A olho nu a unha parece ser uma parte só, mas com um microscópio é possível perceber várias camadas finas de células, umas sobre as outras, que compõem a unha.


Quando passamos o esmalte, ele adere à camada superior e ao retirarmos a cor com as próprias unhas ou o dente, esta a última camada protetora também sai. Dessa forma as unhas enfraquecem, e nesse momento começam a surgir traumas em sua superfície, como manchas esbranquiçadas ou alto relevo.
Com as unhas fragilizadas é necessário cuidado redobrado nas próximas aplicações do esmalte e na retirada de tal.

Removedores de esmalte sem acetona ajudam a retirar com cuidado o esmalte das unhas


O melhor jeito de remover o esmalte das unhas continua sendo com removedores sem acetona. O uso de acetona não é recomendado por ser um produto muito forte que pode agravar as ondulações, e somente em último caso deveria ser aplicada, acompanhada de um bom hidratante em toda a área das unhas e também da mão. Não é difícil encontrar removedores sem acetona no mercado, hoje em dia eles são mais procurados do que antigamente por não agredirem tanto as pontinhas dos dedos.

Vício de puxar o esmalte das unhas pode prejudicá-las


O vício de puxar o esmalte das unhas, assim como todo vício, não é fácil de abandonar. Porém, ao perceber que esse hábito danifica a camada protetora da unha é preciso parar o quanto antes. A ida a manicure semanalmente pode ajudar a tratar e a cuidar melhor das mãos já que neste período se repetiria todo o processo de retirada adequada da cor antiga, esmaltação e hidratação. As mais disciplinadas podem fazer o processo em casa e conseguir os mesmo resultados: unhas bem cuidadas e sem danos.