Você sabia? Pintar as unhas após o banho pode deixá-las mais fracas

Fazer a esmaltação sobre unhas úmidas favorece o aparecimento de fungos
Fazer a esmaltação sobre unhas úmidas favorece o aparecimento de fungos

A manicure semanal é parte fundamental da rotina de beleza da maioria das mulheres. Por isso, nada mais incômodo do que perceber que uma das unhas quebrou, danificando toda a aparência das mãos. Para evitar problemas deste tipo, é fundamental tomar alguns cuidados ao cuidar as unhas, como não fazer a esmaltação quando a região estiver úmida, o que pode deixá-las mais frágeis.

Unhas absorvem muito líquido, o que pode deixá-las enfraquecidas


Até bem pouco tempo atrás, era muito comum deixar os dedos de molho na água para amolecer as cutículas antes de retirá-las com o alicate. No entanto, esta prática acontece com cada vez menos frequência nos salões de beleza. Para substituir o processo, as manicures estão dando preferência a aplicar um creme hidratante apenas nas bordas das unhas para facilitar a remoção.

Esta mudança aconteceu porque as unhas possuem grande poder de absorção de líquidos, e o contato por tempo prolongado com a água pode torná-las mais suscetíveis a quebras. Pelo mesmo motivo, não é recomendado pintar as unhas logo após o banho, já que elas estarão mais fracas. Além disso, as camadas de esmalte não permitem que a umidade saia naturalmente, mantendo a região abafada.

Umidade favorece o crescimento de fungos nas unhas


Fazer a esmaltação sobre as unhas úmidas favorece o surgimento e o crescimento de fungos que se alimentam de queratina na região. Com a falta da substância, que é responsável pela resistência das unhas, elas estariam mais propensas ao enfraquecimento e ao descolamento do leito ungueal. Caso seja necessário molhar as pontinhas dos dedos antes da esmaltação, deixa-as em contato com a água por pouco tempo e seque totalmente após a lavagem.

Para combater o problema das unhas quebradiças, também é importante substituir a acetona por um removedor de esmalte que não contenha esta substância em sua fórmula. Além disso, bases fortalecedoras à base de cálcio e queratina também são ótimas aliadas. Mantenha as unhas sempre hidratadas com produtos que contenham ureia e lactato de amônio, e evite lixá-las na superfície.