Guia como ser maquiador: veja tudo que você precisa saber para começar!

Como ser uma maquiadora profissional? A gente te dá todos as dicas e segredinhos de sucesso! (Foto: Maybelline NY)
Como ser uma maquiadora profissional? A gente te dá todos as dicas e segredinhos de sucesso! (Foto: Maybelline NY)

Se o universo da maquiagem é o seu lugar favorito, provavelmente você já considerou ser maquiador ou maquiadora profissional, certo? Pois fique sabendo que a gente está aqui para te dar todo apoio - e também para ensinar o caminho das pedras!

Afinal de contas, como começar? Quais cursos de maquiagem fazer? Quais produtos de make comprar? Veja todas as respostas e outras dicas sobre como ser maquiadora e arrasar na profissão!

1. Tenha muito amor (mesmo) por maquiagem

Primeiro de tudo, tenha 100% de certeza do seu amor pela maquiagem! Você vai precisar gostar de verdade do que faz quando começar a estudar horas a fio, praticar várias vezes a mesma técnica, lidar com seus clientes... toda profissão tem suas dores e delícias, né? Mas tendo convicção da sua paixão, tudo fica mais fácil!

2. Escolha qual tipo de maquiadora você quer ser

Sabendo que você ama maquiagem, é hora de descobrir qual tipo de maquiagem você mais ama. Isso vai definir qual ramo da maquiagem será o seu - e a partir disso dá para investir melhor no futuro! As possibilidades são:

- Maquiagem fashion: é aquela que trabalha com campanhas, desfiles, editorais e até marcas específicas;

- Maquiagem cênica: que faz parte da caracterização de personagens com maquiagem, seja para um look normal quanto para criação de efeitos especiais nos atores (como machucados, rugas...);

- Maquiagem social: é aquela que atende no salão ou na casa da cliente, trabalha com makes para eventos sociais;

- Maquiagem de noivas: pode trabalhar com cabelo e make ao mesmo tempo, faz a maquiagem específica para noivas. Também atende no espaço próprio ou no local escolhido pela noiva.

3. Procure por cursos de maquiagem básicos e depois vá aos profissionais

Para começar no caminho do aprendizado, uma boa dica para as iniciantes é começar primeiro por cursos de maquiagem básicos. Aprenda aos poucos para que serve cada produto, cada pincel, cada tipo de cobertura... todos os detalhes!

Depois, comece a procurar por cursos profissionais que te desafiem a ir mais fundo e trabalhar como uma expert. Vale procurar por instituições ou até mesmo por cursos com maquiadores renomados.

4. Monte sua maleta com os melhores produtos de make

Esse ponto aqui também é crucial para que você consiga se destacar como maquiadora: tenha sempre os melhores produtos de make com você! A maleta de maquiagem de uma beauty artist precisa ter vários tons e tipos de base, corretivo, batom e de todos os outros itens - quanto mais opção, melhor!

5. Treine muito em si mesma e nas suas amigas

Já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Esse é um dos truques da maioria dos maquiadores de sucesso! Quanto mais você praticar, mais vai dominar as técnicas e reproduzir com perfeição em todas as suas clientes. É normal que não se faça perfeito de primeira, então, treine o máximo que consegue. Faça makes em si mesma ou até em amigas, só nunca deixe de treinar!

6. Aprenda a lidar com os seus clientes

Na profissão de maquiadora profissional você vai lidar com muitas pessoas diferentes - e, por isso, é importante aprender a lidar com todos os clientes que passarem no seu caminho. Além de tentar entender ao máximo o que eles precisam e querem, tenha em mente que uns serão mais exigentes do que outros e tenha jogo de cintura nessas situações. Com calma e paciência fica mais fácil!

7. Comece a divulgar seu trabalho nas redes sociais

Por fim, a última dica de ouro é te lembrar de se colocar no mundo! O único jeito de conseguir fazer seu nome no mundo da maquiagem é começando, certo? Para dar o start, vale fazer os contatos certos e, claro, começar a divulgar o seu trabalho nas redes sociais. Aproveite para criar uma conta profissional e deixe que todos vejam suas produções. Isso já é uma boa forma de começar, né?

Redação: Raquel Carletto